Ao longo do mês de abril, internacionalmente dedicado à prevenção dos maus tratos na infância, a Comissão de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ) de Arouca dinamiza uma série de atividades com objetivo de alertar a população para a problemática e apelar à sinalização de situações que coloquem em perigo crianças e jovens. O Município de Arouca associou-se ao assinalar da efeméride ao iluminar o edifício dos Paços do Concelho com a cor azul.
Tendo como propósitos a promoção dos direitos de crianças e jovens nas várias freguesias do concelho e o desenvolvimento de esforços para evitar situações que coloquem em risco a sua segurança, saúde e educação, a CPCJ de Arouca efetuou uma visita a alguns estabelecimentos de ensino, distribuindo “Calendários dos Afetos” a crianças do pré-escolar e lápis com o contacto da linha de apoio da comissão aos alunos do 1.º ano do ensino básico, numa ação que pretendeu a aproximação do público escolar a esta instituição.
Já na próxima sexta-feira, dia 8, o Polo Escolar do Burgo irá receber, pelas 21h00, o encontro “Educar para Amar”, com a psicóloga Inês Oliveira. A atividade surge em resultado de uma parceria com a Associação de Pais da Freguesia do Burgo e o Agrupamento de Escolas de Arouca e tem por finalidade apoiar os pais no desafio de educar, bem como familiarizar para o conceito de parentalidade consciente.
Ainda no âmbito da programação do mês de abril, terá lugar o webinar “Miúdos e Ecrãs – guia prático de sobrevivência para pais”, com Rute Agulhas. A sessão terá transmissão em direto na página de Facebook do Município de Arouca a 27 de abril, pelas 21h00.
Comissão assinala 19 anos ao serviço das crianças e jovens de Arouca
O passado mês de março foi também de festa para CPCJ de Arouca, que comemorou o 19.º aniversário sobre a sua implementação no concelho. Para tal, foram dinamizadas algumas atividades de proximidade, sempre em contexto escolar, como a distribuição de material informativo ou a promoção de sessões esclarecimento, online, acerca dos processos de intervenção preventiva das comissões de proteção de crianças e jovens. Numa vertente lúdica, o Polo Escolar de Fermedo recebeu ainda o “Jogo da Convenção dos Direitos da Criança”, numa adaptação ao tradicional “Jogo da Glória”, com objetivo de promoção aos princípios inscritos na Convenção sobre os Direitos da Criança, pela UNICEF.