Para prevenir e mitigar os efeitos da vespa velutina (vespa asiática) na produção de mel, a Câmara Municipal de Arouca lançou uma campanha de distribuição de 400 armadilhas por apicultores locais para captura desta espécie invasora. A medida faz parte do Plano de Prevenção e Controlo da Vespa Velutina lançado pelo Município em 2020.
O tempo seco e a falta de chuva que se têm feito sentir nos últimos meses têm contribuído para um aumento do número de ninhos de vespa asiática no concelho. Na época 2021/2022 foram já identificados e controlados 739 ninhos, um número que evidencia um crescimento a rondar os 75%, face aos 423 ninhos de vespa destruídos em 2020/2021.
Atento a esta problemática, o Município veio reforçar o plano de prevenção e controlo desta espécie invasora, que conta desde 2020 com um investimento de 30 mil euros, por via de um contrato com a Associação Nativa, destinado a ações de destruição de ninhos e, consequentemente, redução da proliferação da espécie em território arouquense.
Os serviços técnicos municipais, por via do Gabinete Técnico Florestal, têm assegurado a gestão e monitorização do plano com a inscrição numa plataforma do registo de todos os avistamentos de ninhos da vespa no concelho.
O levantamento das armadilhas pode ser feito pelos apicultores locais no Gabinete Técnico Florestal (Avenida 25 de Abril, n.º 2) até ao dia 22 de abril, nos dias úteis, entre as 16h30 e 17h30. Estes devem fazer-se acompanhar de declaração de existências e de um recipiente (garrafa/frasco) para levar o atrativo.