Intitula-se “Escola + Eficiente, Escola + Responsável” o mais recente projeto da Câmara Municipal de Arouca que visa sensibilizar para uma utilização racional e eficiente da água e da eletricidade, promovendo a alteração de hábitos de utilização e de consumo. Destinado às escolas do primeiro ciclo do ensino básico e jardins-de-infância do concelho, o projeto foi apresentado publicamente no final da passada semana, numa sessão que decorreu no Polo Escolar de Arouca.
Abrangendo os dois agrupamentos de escolas locais, o projeto prolongar-se-á até ao final do ano letivo de 2024/2025 e premiará as escolas com melhor desempenho no âmbito do projeto. Assim, às escolas que em cada ano letivo apresentem uma redução de consumo de água e de eletricidade na percentagem média de 5% ou mais face ao mesmo período do ano letivo anterior serão atribuídos kits pedagógicos no valor de 150€. A escola que no ano letivo respetivo apresentar a maior redução de consumo percentual face ao mesmo período do ano letivo anterior será ainda premiada com 1.000€ para a aquisição de equipamentos que esta considere como essenciais.
“A seca que se viveu em diferentes pontos do nosso país durante o verão e a escalada de preços no custo da energia que estamos a viver em virtude da guerra na Ucrânia, reforçam a necessidade, que já era premente, de adotarmos comportamentos mais sustentáveis no consumo de água e de eletricidade, pelo que o lançamento deste projeto não poderia ser mais oportuno”, sublinha a presidente da Câmara Municipal de Arouca, Margarida Belém, que expressa ainda o desejo que “os conhecimentos e comportamentos adquiridos em contexto escolar sejam transferidos para o contexto familiar e aplicados ao longo da vida.” Ao todo são cerca de 1300 os envolvidos neste projeto, entre alunos, professores e pessoal não docente.