“As Voltas do Impossível” regressam a Rio de Frades a 27 de maio, desafiando os apaixonados de Trail Running a aventurarem-se nesta experiência repleta de história promovida pelo Município de Arouca e pela Confraria Trotamontes. O desafio é limitado a 50 participantes.
A história que inspirou esta aventura remonta a 1942, altura em que a dureza da Grande Guerra já se sentia e repercutia no espírito de todos os mineiros que passavam os seus dias nas minas de Rio de Frades. O volfrâmio era o ouro daqueles tempos e os “pilhas” eram os destemidos que tentavam contrabandear para conseguir melhores condições de vida.
A partida para esta 4.ª edição de “As Voltas do Impossível” é dada com o acender da lanterna a petróleo dos antigos mineiros. A hora? Ninguém sabe. Os atletas terão de estar alerta e preparados.
A prova pressupõe cinco voltas com cerca de 21 quilómetros cada e 1500 metros de desnível, havendo ainda a condicionante de estas terem de ser concluídas em 15 horas. Cada participante terá ainda de encontrar os 14 livros de guias de transporte (utilizadas na época).
Esta nova edição procura, tal como as anteriores, homenagear os “pilhas” e os mineiros que contribuíram para o esforço da II Guerra Mundial. Este ano, os atletas selecionados foram já notificados pela temida “Carta de Condolências”, antecipando, assim, esta aventura que tem como palco principal a pitoresca e histórica aldeia de Rio de Frades.
“As Voltas do Impossível” são uma oportunidade única para quem procura desafiar-se, mas também para quem quer conhecer a magnífica Serra da Freita e locais como a aldeia de Cando, Cabreiros, os Passadiços do Paiva e a Frecha da Mizarela, sítios obrigatórios para quem visita Arouca.
O cartaz deste ano, uma pintura em que a antiga lanterna assume destaque, homenageia os mineiros de Rio de Frades e todo o seu esforço. A chama representa o atleta aventureiro dos dias de hoje, sendo este a “luz” desta experiência, e a chama que ilumina a escuridão é sinónimo de superação e resiliência.
Se pretender assistir às “Voltas do Impossível”, conheça as localizações mais relevantes:
- Arena (partida e chegada): aldeia Rio de Frades.
- Pontos de passagem: aldeia de Cando, Tebilhão, Cabreiros (próximo da igreja), Minas das Chãs, eólicas, Candal, Alto do Cabo do Nabo.
Acompanhe esta aventura de ultra trail na página de Facebook ou Instagram do evento.