Intitula-se “Sorrisos” e assenta em dois pilares estratégicos: o apoio ao tratamento das doenças orais de pessoas em situação de vulnerabilidade e a prevenção e promoção da saúde oral. O projeto complementa o apoio que foi dado pelo Município de Arouca à criação do gabinete dentista no Centro de Saúde de Arouca, na medida em que permitirá reforçar a intervenção, sobretudo na área da ortodontia.
Com uma duração de três anos, o programa “Sorrisos” tem como objetivos contribuir para a melhoria da qualidade de vida dos arouquenses através da dinamização de iniciativas de promoção da saúde oral, sobretudo dos que se encontram em situação de fragilidade social; territorializar o Programa Nacional de Promoção da Saúde Oral com respostas de acesso à prestação de cuidados de saúde oral, no que respeita ao acesso a equipamentos ortodônticos e próteses dentárias; criar mecanismos potenciadores de inclusão social dos mais frágeis; e reforçar respostas, ao nível da saúde, neste contexto pós pandémico.
Para beneficiar deste programa, o beneficiário deve reunir cumulativamente os seguintes requisitos :
- Estar inserido em agregado cujo rendimento, per capita, seja inferior ao IAS – Indexante dos Apoios Sociais (480,43€);
- Reunir outros requisitos previstos na Concessão de Prestações de Natureza Social do Município de Arouca.
O programa “Sorrisos” inclui-se na oportunidade de financiamento “Planos de Ação das Operações Integradas em Comunidades Desfavorecidas da Área Metropolitana do Porto”, através do Plano de Recuperação e Resiliência (www.recuperarportugal.gov.pt). Enquadra-se ainda no âmbito da Estratégia Municipal de Saúde, a qual procura fomentar, através de políticas promotoras de saúde, hábitos saudáveis e prevenir comportamentos de risco.
Para informação adicional ou esclarecimento de dúvidas, contacte os serviços de ação social do município, presencialmente no Gabinete Via Verde Social, sito na Av. 25 de Abril, n.º 22, 4540-102 Arouca, ou através do contacto 256 940 252.