“Maré do Amanhã” é um projeto social do Complexo de Favelas da Maré (Rio de Janeiro, Brasil) que ensina música às crianças e jovens da comunidade onde está inserido. Está em digressão pela Europa e vai passar por Arouca, terra natal do maestro que motivou a criação do projeto, Armando Prazeres. O concerto vai decorrer no domingo, 30 de julho, pelas 19h00, na Praça Brandão de Vasconcelos. A entrada é livre.
Criado em 2010 por Carlos Eduardo Prazeres, o projeto nasce da vontade de transformar a comunidade após uma tragédia pessoal: em 1999, o seu pai, o maestro arouquense Armando Prazeres, foi assassinado na sequência de um sequestro. Começou com apenas 26 alunos e, 13 anos depois, já alcançou mais de 3500 do Complexo de Favelas da Maré. Nesta digressão participam 23 alunos de diferentes idades.
Alguns feitos da Orquestra “Maré do Amanhã”
- Eleitos Património Cultural Imaterial do Rio de Janeiro em 2023
- 3500 crianças e jovens atendidos no Rio de Janeiro (todas as crianças matriculadas na região do Complexo da Maré) e no Pará (dois núcleos em comunidades ribeirinhas e quilombolas)
- Tocaram no Réveillon de Copacabana na virada do ano de 2020 com a cantora Anitta para um público estimado de 2,5 milhões de pessoas
- Foram para o Vaticano e tocaram para o Papa Francisco (2017)
- Participaram no DVD de 50 anos de carreira da cantora Alcione (2022)
- Participaram no Lud Session da cantora Ludmilla (2022)
- Desfilaram na Sapucaí, em 2016, junto da bateria da escola Beija-Flor de Nilópolis (ano em que, pela primeira vez, a bateria venceu o prémio Estandarte de Ouro)
- Venceram três vezes o Prémio Profissionais da Música (duas vezes por “Melhor Orquestra” e uma por “Escola de Musicalização Infantil”)
- Estiveram no Palco Favela do Rock in Rio 2019, tocando clássicos do rock nacional e internacional.