A Escola Básica e Secundária de Escariz vai ser requalificada. O objetivo é dotar este estabelecimento de ensino de espaços mais modernos, apelativos e que se coadunem com o número crescente de alunos desde a sua criação, há 22 anos.
Decorre neste momento a fase de elaboração dos projetos de arquitetura e especialidades, serviço que o Município adjudicou à empresa Paula Nabais & Vítor Leite, Arquitetos Lda. por 40 mil euros. O prazo de execução é de 120 dias (4 meses).
O projeto deverá ter em conta a necessidade, entre outros, de aumento do n.º de salas de aula, de criação de uma rede de ensino especial, modernização dos laboratórios, aumento da área da atual sala de convívio dos alunos, redimensionamento do refeitório, criação de um auditório que permita o acesso autónomo da comunidade, de espaços para o ensino articulado de dança e de um posto médico, requalificação do pavilhão desportivo e respetivos balneários e do polidesportivo exterior e o aumento do espaço de receção/portaria.
“Este é um investimento da mais elementar justiça numa zona do concelho que tem uma expressiva dinâmica populacional, que será certamente reforçada com esta intervenção”, sublinha a presidente da Câmara Municipal de Arouca, Margarida Belém, recordando ainda que “com a intervenção que futuramente iremos efetuar neste estabelecimento de ensino, concluímos a remodelação da rede escolar, passando o Município a dispor de uma rede moderna de escolas para os mais diversos níveis de ensino.”
Situada na freguesia de Escariz, a Escola Básica e Secundária de Escariz tem perto de 400 alunos, maioritariamente provenientes da respetiva freguesia e de freguesias envolventes (Mansores, Fermedo, S. Miguel do Mato e Chave). Entrou em funcionamento a 12 de outubro de 2001.