O Município de Arouca promove a apresentação da peça de teatro “Mulheres” em ambos os agrupamentos escolares do concelho como forma de marcar o Dia Internacional pela Eliminação da Violência Contra as Mulheres, que se assinala a 25 de novembro.
O objetivo é sensibilizar e alertar para as diferentes formas de violência sobre as mulheres e, deste modo, prevenir e combater todas as formas de violência, procurando empoderar as gerações, sobretudo as mais jovens, para a mudança de comportamentos.
Dirigido aos alunos do ensino secundário, o espetáculo é sobre a vida de três mulheres. Três vidas marcadas na pele, nas veias, na alma de cada uma e de todas. Trata-se de um espetáculo interventivo que chega ao público através das palavras reais do quotidiano (de violências) que nos rodeia. Histórias verdadeiras que ganham movimento e voz nos corpos de três atrizes que representam a vida de tantas e tantas mulheres.
A apresentação da peça está marcada para 23 de novembro em Escariz e para 24 de novembro em Arouca.
Estas ações enquadram-se no PMIND – Plano Municipal para a Igualdade e Não Discriminação de Arouca.
Efeméride assinalada também na comunidade
Ainda para assinalar o Dia Internacional pela Eliminação da Violência Contra as Mulheres, será exibido o filme “Miss Violence”, de Alexandro Avranas, a 25 de novembro (sábado), pelas 15h00, na Loja de Turismo de Arouca. Uma iniciativa conjunta do Município de Arouca, MDM – Movimento Democrático de Mulheres e Cine Clube de Arouca. A entrada é livre.
À exibição do filme seguir-se-á um debate sobre a temática com a participação da presidente da Câmara Municipal, Margarida Belém, da dirigente do MDM, Manuela Antunes da Silva, da médica de Medicina Geral e Familiar, Maria Miguel Sá, e da representante do Cine Clube de Arouca, Maria Adrover.