“África Minha Foto-reportagem” é uma viagem pelo continente africano pela lente do arouquense Nuno Cerca. O livro de fotografia será apresentado a 30 de dezembro (sábado), pelas 16h30, na Biblioteca Municipal de Arouca. A entrada é livre.
Desde as praias paradisíacas de Cabo Verde e Moçambique, às dunas gigantes do deserto do Namibe, passando pelas medinas históricas das cidades imperiais de Marrocos, e explorando as reservas naturais africanas, o autor apresenta a sua visão do primordial continente africano, dando um foco às suas gentes e aos seus costumes. Com breves introduções de cada viagem, que enquadram a fotorreportagem, convida-se o leitor a uma viagem pelo continente africano, um dos menos visitados continentes.
O valor angariado com a venda do livro reverte a favor das Missões Salesianas de Moçambique.
Sobre o autor
Nuno Cerca, nasceu em abril de 1978 na vila de Arouca, distrito de Aveiro. É licenciado em Microbiologia e doutorado em Engenharia Biológica e Química. Atualmente é investigador principal com agregação no Centro de Engenharia Biológica da Universidade do Minho, em Braga.
Viveu em Moçambique, Austrália e nos Estados Unidos da América, tendo-se tornado um viajante irrequieto quando em 2000 partiu para Moçambique, onde foi voluntário da Missão Católica de S. José de Lhanguene, em Chamanculo, nos arredores de Maputo. Desde então já viajou pelos cinco continentes trazendo de regresso milhares de fotografias e alguns manuscritos escritos em viagem.
Atividades de voluntariado e a edição de livros sobre viagens que encetou pelo mundo são hobbies que o conceituado investigador arouquense tem juntado à motivação pela ciência e seus progressos em prol da humanidade.
Além de “África Minho Foto-reportagem”, Nuno Cerca é autor de “Ao entardecer” (2000), “Sem tempo nem imaginação” (2000), “Viagem com regresso a lugar algum” (2010), “Cartas de amor em uma Cuba Comunista” (2010), “Viagens de um rebelde imaginário” (2010), “Última paragem: Ulaanbaatar“ (2012) e “916 para Pequim” (2015).