Arouca é um dos 21 municípios a nível nacional distinguidos com o galardão Autarquia Voluntária 2023. A distinção é da Cooperativa António Sérgio para a Economia Social, que, com esta iniciativa, dá a conhecer as práticas de voluntariado promovidas pelas autarquias locais, reconhecendo o trabalho desenvolvido nesta área.
Contribuíram para a atribuição deste galardão o Banco Local de Voluntariado, os projetos “Voz Amiga”, “Sénior.com” e “EUSOUDIGITAL”, o programa de voluntariado jovem do Arouca Geopark dedicado à conservação da natureza, as ações de controlo de espécies invasoras e o evento “Arouca – História de um Mosteiro”. Estas iniciativas contaram com a participação de cerca de 750 voluntários.
“É sempre um enorme orgulho e também uma enorme responsabilidade vermos reconhecido o trabalho que desenvolvemos enquanto Município, ainda para mais quando, como é o caso, nos encontramos nas primeiras 21 autarquias a nível nacional a serem distinguidas pelas suas práticas de voluntariado”, sublinha a presidente da Câmara Municipal de Arouca, Margarida Belém.
A autarca destaca ainda a importância crescente do envolvimento dos cidadãos, em particular das gerações mais novas, nas mais diversas áreas de intervenção do Município. “É fundamental esta participação e compromisso de todos na sua comunidade, em particular quando juntamos diferentes gerações como acontece nos projetos Voz Amiga ou Sénior.Com, que, além de combaterem a solidão dos mais velhos, possibilitam a quebra de estereótipos e a partilha de histórias e experiências de vida, tão importantes para a formação dos nossos jovens”, refere.
A cerimónia de entrega do galardão decorreu a 9 de janeiro, em Lisboa, tendo contado com a presença da vice-presidente e vereadora com o pelouro do Desenvolvimento Social, Cláudia Oliveira, e do secretário de Estado da Administração Local e Ordenamento do Território, Carlos Miguel.