Foi inaugurada ontem, 10 de maio, a exposição “The woman in the life of the Monastery of Arouca”, no Castelo Trakošćan, em Bednja, na Croácia. A exposição reflete a importância e o papel ativo e diferenciador da Mulher ao longo da História, constituindo o mosteiro feminino cisterciense de Arouca um exemplo de como as mulheres sempre tiveram poder de decisão e relevo histórico, artístico, religioso, social e cultural.
As figuras escolhidas são D. Eileuva, D. Toda Viegas, Rainha Mafalda Sanches, D. Maior Martins, Leonor Coutinho, Melícia de Melo, Ana Beleza de Andrade, Bernarda Teresa Beleza de Andrade, Maria José Gouveia Tovar de Menezes e Maria Rosa do Sacramento.
Além da Rainha Mafalda, uma das dez figuras femininas incontornáveis no Mosteiro de Arouca, na exposição estão presentes mulheres de vários cargos, desde abadessas como Melícia de Melo até à criada da última monja, Maria Rosa do Sacramento, com um papel notável na preservação do espólio de Arte Sacra e também na preservação da doçaria conventual.
Estas mulheres exerceram cargos, funções e feitos diferenciados na história do Mosteiro de Arouca e tiveram em comum uma extrema importância na vida monástica arouquense (e portuguesa), sendo exemplos do papel diferenciador, importante e poderoso que as mulheres tiveram ao longo da História. A seleção foi feita pela equipa do Mosteiro de Arouca com base numa investigação histórica profunda, com recurso a bibliografia, mas também a historiadores e investigadores locais.
Trata-se de uma exposição produzida em parceria com a presidente do INTERCOM (Comité Internacional do ICOM para a Gestão de Museus), Goranka Horjan, que está também profissionalmente ligada ao Castelo Trakošćan, em Bednja, na Croácia, e surge na sequência de um convite endereçado pela mesma ao Mosteiro de Arouca, após a realização do Encontro do ICOM em fevereiro de 2023, precisamente no Mosteiro de Arouca. A exposição pode ser visitada até 8 de julho.
Presente na cerimónia de inauguração esteve a presidente da Câmara Municipal de Arouca, Margarida Belém, que referiu que foi “com enorme prazer que vê o encontro internacional ICOM 2023, que teve como anfitrião o Município, a dar frutos e a criarem-se novas redes de trabalho e parcerias, pois foi também um desses objetivos que nos levou enquanto Município a acolher o encontro e a iniciar também, juntamente com os demais parceiros do Mosteiro de Santa Maria de Arouca, um novo modelo de gestão daquele espaço monástico”. Marcaram também presença Agostinho Ribeiro, do Património Cultural I.P. e Adelaide Peres, da Real Irmandade da Rainha Santa Mafalda, em representação da direção tripartida do Mosteiro de Arouca, o assessor para os assuntos culturais da embaixada de Portugal na Croácia, Tiago Gil, a Diretora de Arquivos, Bibliotecas e Museus, Anuška Deranja Crnokić, em representação do Ministério da Cultura e Media croata, e o presidente do município de Bednja, Damir Poljak.