Decorre esta sexta-feira e sábado, 21 e 22 de junho, o 7.º Encontro de Médicos Dentistas dos Serviços Públicos. Perto de uma centena de pessoas, entre dentistas, estomatologistas e assistentes dentários/as vão debater, na Loja Interativa de Turismo de Arouca, o tema “Dignificar a saúde oral nos serviços públicos”.
A sessão solene está marcada para as 11h00 desta sexta-feira e vai contar com a presença da presidente da Câmara Municipal de Arouca, Margarida Belém, do novo Diretor Executivo do Serviço Nacional de Saúde, António Gandra d’Almeida, do Bastonário da Ordem dos Médicos Dentistas, Miguel Pavão, do presidente do Conselho de Administração da ULS Entre Douro e Vouga, Miguel Paiva, e de representantes da Direção Geral da Saúde e da Entidade Reguladora da Saúde, entre outros.
O programa contempla mesas redondas sobre políticas públicas de saúde oral, a saúde oral nos cuidados de saúde primários e a medicina dentária hospitalar e também comunicações sobre o papel do médico dentista no diagnóstico precoce de cancro oral, a dentisteria na prática clínica, endodontia, a doença periodontal e ainda as particularidades no atendimento do paciente geriátrico pelo médico dentista público.
O programa completo pode ser consultado aqui.
Município investe na saúde oral
“É com grata satisfação que acolhemos o 7.º Encontro de Médicos Dentistas dos Serviços Públicos, pois a saúde oral é uma das áreas em que temos vindo a apostar, primeiro com a comparticipação do investimento relativo à criação do consultório dentário no Centro de Saúde e, mais recentemente, com o lançamento do programa municipal Sorrisos”, refere a presidente da Câmara Municipal de Arouca, Margarida Belém.
Foi em, em 2017, que o Município de Arouca contribuiu para a instalação do consultório dentário no Centro de Saúde, adquirindo a cadeira de dentista com as devidas componentes e viabilizando, desta forma, as consultas de saúde oral nesta unidade de saúde. Em 2023, lançou o “Sorrisos”, um programa municipal de promoção da saúde oral. O mesmo assenta em dois pilares estratégicos: o apoio ao tratamento das doenças orais de pessoas em situação de vulnerabilidade e a prevenção e promoção da saúde oral, e tem permitido reforçar a intervenção na saúde oral, sobretudo na área da ortodontia (prevenção e correção das más posições dos dentes e dos maxilares).
Com uma duração de três anos, o programa “Sorrisos” tem como objetivos contribuir para a melhoria da qualidade de vida dos arouquenses através da dinamização de iniciativas de promoção da saúde oral, sobretudo dos que se encontram em situação de fragilidade social; territorializar o Programa Nacional de Promoção da Saúde Oral com respostas de acesso à prestação de cuidados de saúde oral, no que respeita ao acesso a equipamentos ortodônticos e próteses dentárias; criar mecanismos potenciadores de inclusão social dos mais frágeis; e reforçar respostas, ao nível da saúde, no contexto pós pandémico.
O programa “Sorrisos” inclui-se na oportunidade de financiamento “Planos de Ação das Operações Integradas em Comunidades Desfavorecidas da Área Metropolitana do Porto”, através do Plano de Recuperação e Resiliência (www.recuperarportugal.gov.pt). Enquadra-se ainda no âmbito da Estratégia Municipal de Saúde, a qual procura fomentar, através de políticas promotoras de saúde, hábitos saudáveis e prevenir comportamentos de risco.