Decorre até às 17h30 de 8 de maio (quinta-feira), o período de recolha de contributos para a elaboração da proposta de regulamento de utilização do sistema de bikesharing (uso partilhado de bicicletas elétricas) que funcionará no projeto Arouca + Digital, no âmbito do Programa dos Bairros Comerciais Digitais, e cuja implementação decorre até setembro de 2025. Os interessados podem apresentar os seus contributos para Praça do Município, 4540-001 Arouca ou através de correio eletrónico para geral@cm-arouca.pt.
Este regulamento visa assegurar o funcionamento eficiente e adequado ao interesse público do sistema de bikesharing, definindo as condições de acesso, regras de utilização, direitos e deveres dos utilizadores, bem como os mecanismos de fiscalização e penalizações aplicáveis.
O serviço de bikesharing visa facilitar as deslocações diárias da população, seja para o trabalho, compras ou lazer, promovendo um modelo de transporte mais eficiente, acessível e amigo do ambiente e contribuindo para a redução da pegada ecológica e simultaneamente para o dinamismo da economia local.
A decisão de iniciar o procedimento para elaboração da proposta de regulamento de utilização do sistema de bikesharing foi aprovada em reunião de Câmara de 1 de abril de 2025.
O projeto Arouca + Digital integra o Programa dos Bairros Comerciais Digitais, financiado pelo PRR – Plano de Recuperação e Resiliência (www.recuperarportugal.gov.pt).