A partir de 1 de setembro de 2023, a Academia de Música de Arouca passará a utilizar as instalações da Escola Básica de Arouca, mais concretamente o Bloco C. O contrato de comodato entre o Município de Arouca e aquela coletividade local foi assinado recentemente. Foi ainda revogado o contrato existente, desde 1999, entre estas duas entidades e referente às instalações da antiga Casa dos Magistrados, com efeitos também a 1 de setembro de 2023.
“A aposta na educação e no ensino, no qual se inclui o ensino artístico, tem sido uma das preocupações centrais do Executivo há largos anos, pelo que, com o contrato agora assinado, oferecemos melhores condições aos nossos alunos do ensino artístico”, afirma a presidente da Câmara Municipal de Arouca, Margarida Belém, recordando também que “os alunos do 5º e 6º ano do ensino articulado de música deixam de ter de se deslocar para fora do recinto escolar para ter esta componente do ensino e, para os restantes anos, também fico mais perto, facilitando a conciliação dos estudos.” “O contrato agora assinado também dá resposta a uma necessidade da Academia de Música que, fruto do trabalho que tem desenvolvido no ensino artístico, nomeadamente na música, tem crescido e atraído novos alunos”, acrescenta.
O contrato de comodato tem uma duração inicial de cinco anos a contar do início do ano letivo de 2023/24, sendo automaticamente prorrogável por iguais períodos, salvo denúncia das partes. Prevê ainda a partilha de espaços com o Agrupamento de Escolas de Arouca (duas salas e o auditório), o que atesta a boa e eficaz articulação entre as instituições locais e a Câmara Municipal.