O FIOMS – Festival Internacional de Órgão e Música Sacra tem levado o melhor da música sacra às igrejas da Área Metropolitana e Diocese do Porto. O objetivo é seduzir novos públicos e convidar a descobrir a intemporalidade do órgão de tubos. Em 2023, Arouca volta a ser palco de um dos concertos agendados. O Cadeiral do Mosteiro de Arouca vai acolher um concerto de órgão e flauta de bisel com os músicos Sean Maxwell (Estados Unidos) e Sara Glanzer (Áustria), no domingo, 5 de novembro, pelas 16h30. A entrada é livre.
A terceira edição do FIOMS decorre até 19 de novembro, propõe mais de quarenta concertos a serem realizados em várias igrejas da diocese do Porto e em dez municípios da Área Metropolitana do Porto e conta com a participação de mais de duas centenas de intérpretes nacionais e estrangeiros.
O FIOMS surgiu em 2021 em linha com os grandes festivais internacionais de órgão realizados no Porto até 2015, com o objetivo de preservar, promover e valorizar o vasto e rico património organístico da Diocese e Área Metropolitana do Porto, estimular o interesse pela Música Sacra vocal e de órgão e incentivar o despertar de novos talentos através da criação e implementação de uma oferta cultural regular, descentralizada e bem articulada entre todos os municípios da região.
Toda a programação e outras informações disponíveis na página do festival.