Entre 12 e 24 de julho, irá decorrer, no Museu Municipal e na Biblioteca Municipal de Arouca, a exposição “O Vouguinha e a icónica Linha do Vale do Vouga”, promovida pela Associação de Municípios das Terras de Santa Maria e pelo Município de Arouca. A exposição tem como objetivo a dinamização, promoção e salvaguarda futura da Linha do Vouga, abordando, dessa forma, as seguintes temáticas: a construção da linha; as suas particularidades; as profissões que tornaram o transporte ferroviário possível; os diferentes comboios que circularam nesta linha; a inovação no Vale do Vouga; e, por último, o futuro da linha.
A exposição será realizada no âmbito do “À Volta do Vale das Voltas – Programa Integrado de Dinamização Intercultural das Terras de Santa Maria”. Este programa consiste num conjunto de ações, programadas em rede, para os seis concelhos das Terras de Santa Maria – Arouca, Espinho, Oliveira de Azeméis, Santa Maria da Feira, São João da Madeira e Vale de Cambra, procurando explorar todas as potencialidades da carga histórica e simbólica da Linha do Vouga.
Para além desta, serão dinamizadas mais cinco exposições sobre a Linha do Vale do Vouga, nos demais concelhos envolvidos no projeto. Serão realizados também oito eventos, com as temáticas das Viagens, Literatura, Imagens, Teatro, História e “Afición” Ferroviária.
Relembrar a relevância da linha do Vouga, com estas iniciativas é de máxima importância. Para José Alberto Freitas Soares Pinheiro e Silva, Presidente do Conselho Diretivo da AMTSM, é uma forma de “chamar à atenção para a urgência de colocar esta linha a funcionar na perfeição e contribuir assim para uma melhor mobilidade no sul da área metropolitana do Porto”.
O projeto tem página no Facebook e Instagram e é cofinanciado pelo Norte 2020, Portugal 2020 e União Europeia, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER).