A adesão do Município de Arouca à Rede Nacional de Municípios Amigos da Juventude foi anunciada hoje, 23 de novembro, no Pavilhão Desportivo Municipal de Vila Nova de Gaia, no âmbito da 17.ª edição do Encontro Nacional das Associações Juvenis (ENAJ). Em representação da autarquia esteve a vereadora com os pelouros Desenvolvimento Educativo e Social e Desenvolvimento Cultural, Desportivo e Lazer, Fernanda Oliveira.
A Rede Nacional de Municípios Amigos da Juventude é uma iniciativa da Federação Nacional das Associações Juvenis (FNAJ) que visa criar uma plataforma de trabalho comum ao tecido associativo e ao poder local. O objetivo é estimular a implementação de novas políticas municipais dirigidas aos jovens, garantindo que essas se adequam efetivamente aos interesses da comunidade juvenil.
Na sequência desta adesão, Arouca colocará em marcha o “Geo Youth Project”. Sob o mote “Município de Arouca: juntos construímos o futuro!”, o projeto contempla a conceção e elaboração de um plano local de políticas locais de juventude designado “+ Juventude_Arouca 2.0” e a criação do “Espaço Jovem Municipal”, a adaptação, acompanhamento e implementação dos projetos “Assembleia Municipal Jovem” e “Laboratórios de Cidadania Jovem” e a reativação do “Conselho Municipal da Juventude”. Será também implementado o “Atendimento ao Jovem Munícipe”.
Arouca é uma das 45 autarquias a marcar presença no arranque da Rede Nacional de Municípios Amigos da Juventude. Com esta Rede, Município e FNAJ propõem-se a afirmar as políticas dirigidas aos jovens como aspetos centrais de coesão social e crescimento dos territórios.