Por forma a estimular e projetar o comércio e serviços e simultaneamente fomentar a transição digital e a aposta em novos modelos de negócio, o Município de Arouca viu recentemente ser aprovada a candidatura ao projeto “Bairros Digitais Comerciais” promovido pelo IAPMEI – Agência para a Competitividade e Inovação.
O Bairro Comercial Digital definido para Arouca contempla, atualmente, 184 estabelecimento comerciais e assenta num conjunto alargado de infraestruturas e serviços digitais de apoio às empresas aderentes numa ótica de promoção para a transição digital, valorizando, simultaneamente, as vantagens e benefícios da proximidade física com os benefícios associados ao mundo digital e virtual. Este “Arouca + Digital” engloba as principais artérias da Vila onde estão instalados os principais edifícios, instituições e estabelecimentos comerciais e serviços.
A candidatura prevê a criação de uma plataforma de comercialização digital – Marketplace – digital do Bairro, disponibilização WiFi gratuito, criação de página web e aplicação móvel comercial, implementação de quiosques digitais, solução Smart Parking, bem como a implementação de um serviço colaborativo de entrega de encomendas.
Este projeto foi apresentado pelo Município de Arouca em consórcio com AECA, ADRIMAG e AGA – Associação Geoparque de Arouca à primeira fase do aviso de candidaturas e poderá, agora, ser submetido a uma segunda fase com incorporação de possíveis ajustamentos e melhorias. Esta candidatura enquadra-se nos apoios do PRR – Plano de Recuperação e Resiliência, com taxa de financiamento de 100%, e tem prazo previsto de execução até 2025.