Assinala-se amanhã, 25 de novembro, o Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra as Mulheres. O Município de Arouca associa-se à data e, sob o mote “Atreve-te”, promove o debate em torno desta problemática, em estreita colaboração com o Agrupamento de Escolas de Arouca e o Agrupamento de Escolas de Escariz.
O debate começa já amanhã, pelas 9h55, para os alunos do Agrupamento de Escolas de Escariz, com o webinar “Atreve-te a contribuir para a erradicação da violência contra as mulheres”, que é dirigido à comunidade escolar. Esta sessão repetir-se-á no dia seguinte, 26 de novembro, pelas 10h30, para os alunos do Agrupamento de Escolas de Arouca.
Além deste webinar, ambos os agrupamentos vão desenvolver ações paralelas, algumas das quais serão conhecidas ao longo do dia de amanhã.
E há mais. Na sexta-feira, 27 de novembro, às 9h20, sintonize a Rádio Regional de Arouca e ouça o programa “Atrevamo-nos a contribuir para a erradicação da violência contra as mulheres”. O mesmo será transcrito na edição impressa desta semana do jornal Discurso Direto, que estará nas bancas nesse mesmo dia.
Arouca tem estrutura de apoio a vítimas de violência doméstica e de género
O Município de Arouca dispõe de uma estrutura de apoio a vítimas de violência doméstica e de género. O objetivo é assegurar o acompanhamento e intervenção rápidos em situações de violência.
O atendimento às vítimas é realizado às quartas-feiras, entre as 9h30 e as 12h30, no Gabinete Via Verde Social (Av. 25 de Abril), pela equipa da cooperativa de solidariedade social Casa dos Choupos. O atendimento é agendado após o contacto telefónico por parte da vítima, que pode ser feito através dos seguintes números: 256 365 665; 919 680 097; 964 184 860.
Esta estrutura de apoio vem reforçar o apoio que os serviços sociais da autarquia vinham assegurando e surge na sequência da assinatura do Protocolo para a Territorialização da Rede Nacional de Apoio às Vítimas de Violência Doméstica entre o Governo, os municípios que integram a Associação de Municípios das Terras de Santa Maria – Arouca, Espinho, Oliveira de Azeméis, Santa Maria da Feira, São João da Madeira e Vale de Cambra – e a Casa dos Choupos – Espaço Trevo.