Abril é o Mês da Prevenção dos Maus-Tratos na Infância. Ao longo do mês, a Comissão de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ) de Arouca, em parceria com a Câmara Municipal e com o apoio da empresa Artefita, zunto de iniciativas que visam a prevenção dos maus-tratos na infância e juventude. “Tricotar a prevenção”, ações de capacitação de técnicos no âmbito da violência doméstica e a realização de um laço humano azul que decorrerá a 30 de abril, pelas 14h, na Praça Brandão de Vasconcelos, e para o qual todos são convidados a participar, são as iniciativas agendadas.
Com estas ações, CPCJ e autarquia pretendem envolver a sociedade civil, sensibilizando e despertando a comunidade para a problemática dos maus-tratos na infância. Pretendem ainda aumentar a responsabilidade da comunidade na deteção e comunicação de situações de maus-tratos e fomentar a participação das crianças e jovens, incentivando-os a serem ativos na promoção dos seus próprios direitos e na sua própria proteção. Envolva-se nesta iniciativa usando, ao longo do mês de abril, a cor azul ou o laço azul que simboliza este movimento.
O Movimento Laço Azul (Blue Ribbon) iniciou-se em 1989 na Virgínia, nos Estados Unidos da América, quando uma avó (Bonnie W. Finney) amarrou uma fita azul à antena do seu carro «para fazer com que as pessoas se questionassem». A história que Bonnie Finney contou aos elementos da comunidade que se revelaram «curiosos» foi trágica. Os seus netos eram maltratados pela mãe (filha de Bonnie) e pelo namorado, sendo que uma das crianças terá morrido vítima das agressões.
Porquê o azul? Porque apesar de o azul ser uma cor bonita, Bonnie Finney não queria esquecer os corpos batidos e cheios de nódoas negras dos seus dois netos. O azul servir-lhe-ia como um lembrete constante para a sua luta na proteção das crianças contra os maus-tratos.
A CPCJ e o Município de Arouca querem continuar a manter viva a história desta avó, ao mostrar que a ação de um único cidadão pode despertar a consciência de muitos, especialmente quando estão em causa maus-tratos contra crianças. É, assim, mais um passo na prevenção e na proteção dos direitos dos mais pequenos. Adira esta causa. Para mais informações, contacte a CPCJ presencialmente no Gabinete Via Verde Social, situado na Av. 25 de Abril, ou através dos contactos 256 940 256 / cpcj.arouca@cnpdpcj.pt.
Programa
Ao Longo de Todo o Mês
Ações de capacitação de técnicos no âmbito da violência doméstica.
5 de Abril
14:30 | Tricotar a prevenção – Movimento Laço Azul (Parceria com o projeto de envelhecimento bem-sucedido Idade Maior).
Parque Municipal
18 de abril
14h30 | Tricotar a prevenção – Movimento Laço Azul (parceria com o projeto de envelhecimento bem-sucedido Idade Maior)
Parque Municipal
30 de abril
14h | Laço humano
Praça Brandão de Vasconcelos