Foi atribuído ao destino turístico Arouca Geoparque Mundial da UNESCO o Green Destinations Gold Award (Grau Ouro), indicando excelência em todos os domínios da gestão dos destinos sustentáveis, como a conservação da natureza e do património, gestão de resíduos, energia e clima. A cerimónia de entrega do certificado ocorreu hoje, 24 de fevereiro, tendo contado com a presença do Secretário de Estado do Turismo, Comércio e Serviços, Nuno Fazenda, e do presidente do Turismo do Porto e Norte de Portugal, Luís Pedro Martins.
O Município de Arouca vê assim aprovada, com sucesso, a candidatura da sua marca territorial que havia apresentado ao Green Destinations Award. Este programa certifica e promove destinos turísticos sustentáveis, a nível internacional, de acordo com 84 critérios ambientais, socioeconómicos e culturais, divididos em seis temas nas várias áreas de gestão do município, integrando ainda uma auditoria presencial levada a cabo por um auditor independente.
A presidente da Câmara Municipal de Arouca, Margarida Belém, destacou o “enorme orgulho, mas também a enorme responsabilidade a conquista de um reconhecimento do trabalho que todo este território tem vindo a realizar.” “Todo este percurso tem sido um esforço coletivo – Município, AGA, ADRIMAG, empresários da hotelaria, animação turística”, referiu a autarca, que manifestou já o desejo de “não ficar por este patamar e avançar para o próximo – a certificação de platina”.
O presidente do Turismo do Porto e Norte de Portugal, Luís Pedro Martins, também destacou o trabalho desenvolvido pelo Município nos últimos anos, revelando: “Arouca tem-nos dado muitas alegrias” e cada vez mais se assume como uma das grandes âncoras desta região turística, razão pela qual “[a entidade regional de turismo] Porto e Norte tem levado Arouca para todo lado, nesse mundo afora”. Sublinhou ainda a importância da certificação atribuída hoje por uma entidade com os créditos firmados como é o caso da Green Destinations Foundation.
O secretário de Estado do Turismo, Comércio e Serviços, Nuno Fazenda, a quem coube encerrar a cerimónia de certificação, considerou que Arouca tem vindo a “afirmar-se consistentemente na área do turismo, de forma inovadora e sem perder a identidade”, pelo que “constitui uma mais-valia para o turismo do país”. Sobre a importância da certificação obtida, o governante defendeu que “liderar o turismo do futuro significa um turismo mais sustentável.” “Isto só se faz preservando património natural porque não há turismo sem as nossas praias, sem as nossas serras”, disse.
Sobre o Green Destinations Awards & Certification Program
A Fundação Green Destinations é uma organização internacional para o desenvolvimento e reconhecimento de destinos e negócios de turismo sustentável, fundada em 2014 e com sede nos Países Baixos, encontrando-se acreditada pelo Global Tourism Sustainable Council (GSTC).
O Green Destinations Awards & Certification Program desafia os destinos (municípios, regiões, áreas protegidas e/ou classificadas) a adotar e a promover uma gestão responsável do seu território de forma contínua e sustentável. Tem como objetivo principal estimular e premiar as boas práticas de gestão territorial, reconhecendo o progresso na gestão sustentável dos destinos, da sua liderança e das suas políticas.
Este selo, Green Destinations Gold Award, configura um patamar de desenvolvimento e de certificação de desempenho de sustentabilidade baseada em evidências e verificação de forma independente, de acordo com os padrões internacionais ditados pelo Global Tourism Sustainable Council (GSTC).
Os destinos aderentes participam num ciclo de gestão da sustentabilidade que visa a melhoria contínua através de avaliações regulares e verificações independentes. Estas auditorias são realizadas por um auditor independente a cada dois anos.
Paralelamente ao programa de certificação, o Município de Arouca, desde 2020, tem vindo a participar no Top 100 Sustainability Stories, competição anual da Green Destinations que visa eleger os 100 destinos mais sustentáveis do mundo e promover as melhores Histórias de Boas Práticas. Na atual edição, a História de Boas Práticas do Município de Arouca está nomeada como uma das finalistas na sua categoria (top 3), sendo que o resultado desta distinção será revelado no dia 7 de março, numa cerimónia da Green Destinations a ter lugar na feira de turismo ITB Berlin.
Para mais informações acerca da Green Destinations: www.greendestinations.org