Terminou ontem, 5 de março, a BTL – Bolsa de Turismo de Lisboa. O Arouca Geopark voltou a marcar presença naquela que é a maior feira de turismo nacional, tendo dado a conhecer a oferta turística do território, onde se destaca a natureza, o património, a cultura e a gastronomia, a profissionais nacionais e internacionais do setor turístico e a viajantes individuais.
Através do programa Hosted Buyers – fundamental para incrementar os negócios e aumentar a visibilidade de um destino junto do mercado externo -, os técnicos de turismo de Arouca participaram em várias reuniões de negócios com investidores estrangeiros para dar a conhecer o território e a sua oferta turística. Foram solicitadas 12 reuniões por operadores turísticos oriundos de 22 mercados emissores e 4 empresas portuguesas presentes na BTL.
“Esta foi uma das edições da BTL em que o Arouca Geopark mais atraiu a atenção dos operadores turísticos internacionais”, revelou a presidente da Câmara Municipal de Arouca, Margarida Belém. “Operadores turísticos de Espanha, Itália, França, Alemanha, Japão, Canadá e Holanda manifestaram interesse em operar nos segmentos de turismo de natureza, aventura, cultural e o religioso, tendo estes segmentos especial potencial no nosso território”, afirmou a autarca complementando: “Estas reuniões e contactos demonstram que o Arouca Geopark é um destino cada vez mais procurado por operadores turísticos estrangeiros, o que é um reconhecimento de todo o investimento que temos feito a nível de infraestruturas e de promoção do território”.
Este ano, o município de Arouca voltou a ter presença dupla no maior evento turístico nacional. Integrou o espaço institucional da Entidade Regional de Turismo do Porto e Norte de Portugal, cujo objetivo foi a promoção em rede, integrada e em escala, com uma maior visibilidade e projeção do destino Arouca Geopark no Norte de Portugal. Fez-se ainda representar no stand conjunto dos restantes geoparques portugueses, consolidando, assim, esta marca territorial e potenciando áreas de negócio em novos mercados.
A presença de Arouca na BTL contou com a participação dos jovens atletas do projeto “Sapatilhas Verdes” e do Centro de Formação de Canoagem de Arouca, que destacaram o turismo ativo no Arouca Geopark. Da programação fizeram ainda parte vários momentos gastronómicos que evidenciaram o que de melhor se produz em Arouca, desde a carne de raça arouquesa, aos doces conventuais e regionais e aos produtos do projeto municipal Arouca Agrícola, através do conceito Geofood.
A BTL decorreu de 1 a 5 de março de 2023 na FIL – Feira Internacional de Lisboa e reuniu em quatro pavilhões distintos os destinos turísticos e territórios que procuram um posicionamento e afirmação no contexto nacional e internacional, num total de 1400 expositores.