O Arouca Geopark e a Aldeia de Drave foram distinguidos com o prémio Cinco Estrelas Regiões pelos consumidores portugueses. O primeiro enquanto marca portuguesa de referência nacional na categoria Turismo de Natureza e a segunda enquanto ícone de referência nacional na categoria Aldeias e Vilas. A cerimónia de entrega dos galardões decorreu a 26 de maio, em Idanha-a-Nova, tendo contado com presença da presidente da Câmara Municipal de Arouca e da direção da AGA – Associação Geoparque Arouca, Margarida Belém, e da chefe de Divisão de Desenvolvimento Social, Cultural, Turístico e Desportivo, Isabel Bessa.
“É sempre gratificante vermos reconhecido o trabalho que temos vindo a desenvolver enquanto destino turístico de referência, a nível nacional, mas também internacional”, refere a autarca Margarida Belém, acrescentando: “este prémio é particularmente relevante, pois mede o grau de satisfação que os produtos, serviços ou marcas conferem aos seus utilizadores, neste caso aos visitantes do território, o que é mais uma prova da excelência do Arouca Geoparque Mundial da UNESCO”.
O prémio Cinco Estrelas Regiões premeia ícones regionais, como praias, aldeias e vilas, monumentos ou cozinha tradicional, além de avaliar as marcas regionais que se distinguem pela sua qualidade. Trata-se de um sistema de avaliação que mede o grau de satisfação dos utilizadores e da população em geral relativamente a produtos, serviços e marcas de origem portuguesa.
Na identificação dos vencedores estiveram envolvidos 436 mil consumidores. Foram distinguidos 100 ícones regionais e 116 marcas locais de todo o país, que se evidenciam pela sua excelência e elevado nível de satisfação global junto dos consumidores.