Arouca dispõe agora de duas Equipas de Intervenção Permanente (EIP). A segunda equipa entrou em funções a 1 de junho. Composta por 5 bombeiros, esta equipa tem a exclusiva missão de assegurar, em permanência, serviços de socorro às populações e de defesa dos seus bens, designadamente em caso de incêndio, inundações, desabamentos, abalroamentos, naufrágios ou outras intervenções no âmbito da proteção civil.
A primeira EIP foi criada em junho de 2018. A criação desta segunda equipa permitirá reforçar a eficiência das condições de prevenção e socorro à comunidade, bem como alargar o período, de 8 horas por dia para 15 horas diárias, em que esse socorro é feito de forma profissionalizada.
A criação da segunda EIP resulta de um protocolo estabelecido entre a Câmara Municipal de Arouca, a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Arouca e a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC). O protocolo regula as condições de contratação, funcionamento e manutenção da EIP. Autarquia e ANEPC comparticipam em partes iguais nos custos decorrentes da remuneração dos elementos desta equipa, à semelhança do que já acontece com a primeira EIP.