A Câmara Municipal de Arouca, o Agrupamento de Escolas de Arouca e o Instituto Politécnico do Porto assinaram a 1 de julho um protocolo para criar um curso técnico superior de Turismo a lecionar no concelho. O Curso Técnico Superior Profissional (CTeSP) em Turismo e Informação Turística será o primeiro com carácter universitário (de nível V) a ministrar em Arouca.
Este curso visa a formação de profissionais capazes de introduzir importantes dinâmicas nos destinos e nas empresas, desenvolvendo, criando e gerindo oferta de recursos e produtos turísticos atrativos. Procura assim garantir uma formação técnica especializada na área da informação, acompanhamento e aconselhamento de turistas nacionais e estrangeiros, respondendo às necessidades do mercado local e global.
“Este protocolo vem responder a uma pretensão antiga da autarquia, num setor que atualmente tem uma expressão significativa não só a nível local, mas também regional e nacional”, afirma a presidente da Câmara Municipal de Arouca, Margarida Belém. “A qualificação dos recursos humanos é fundamental para a competitividade. É a formação dos técnicos de turismo que permite complementar a excelência de produtos e património com a garantia paralela da qualidade do serviço prestado”, acrescenta.
A autarquia assume a responsabilidade de comparticipar as despesas com a deslocação de docentes para Arouca – até ao montante de 5.000 euros no primeiro ano e 7.500 euros no segundo – e está recetiva a alargar esse apoio a futuras parcerias com outras instituições de ensino superior, com vista a acolher cursos na área da indústria.
Ao Instituto Politécnico do Porto, concretamente à sua Escola Superior de Hotelaria e Turismo, caberá, por sua vez, assegurar os encargos com pessoal docente, técnico e administrativo indispensável ao novo curso em Arouca, assim como as despesas com materiais e todos os consumíveis necessários para a formação.
O Agrupamento de Escolas de Arouca ficará responsável por assegurar aos docentes do Politécnico do Porto as salas indispensáveis para o funcionamento do novo CTeSP de Turismo e Informação Turística, assumindo também serviços básicos como a limpeza e segurança desses espaços, e o respetivo abastecimento de água e eletricidade.
As pré-inscrições para frequentar o curso podem ser efetuadas na secretaria da escola ou na página de Internet do Agrupamento de Escolas de Arouca.
Mais informações aqui.