“Retratos contados de Ruy de Carvalho – 96 anos de vida, 81 anos de carreira”. É este o título da exposição que será inaugurada amanhã, sexta-feira, 16 de junho, pelas 18h30, no Museu Municipal, com a presença do ator, que fará uma visita guiada à mesma.
Ruy de Carvalho marcará ainda presença na tertúlia “Envelhecer no ativo”, que também vai decorrer na sexta-feira, pelas 21h30, na Loja de Turismo. No sábado, 17 de junho, pelas 17h00, será exibido o documentário “Eunice e Ruy – Viagem ao princípio”, na Loja de Turismo. O acesso às três atividades é gratuito.
“Esta é uma homenagem mais que fazemos àquele que é um dos nomes maiores do teatro português, Ruy de Carvalho, o qual tem uma ligação afetiva de décadas com o nosso concelho, tendo sido aqui, no monte da Senhora da Mó, que se terá preparado para um dos seus papéis mais relevantes: rei Lear, de Shakespeare”, afirma a presidente da Câmara Municipal de Arouca, Margarida Belém.
Ruy de Carvalho foi distinguido, em 1998, e sob proposta do então presidente da Câmara Municipal, Armando Zola, com a chave de ouro do Município. Terá sido pela mão do arouquense, Valdemar Duarte, fundador do extinto Jornal de Arouca, que conheceu Arouca, tendo-se rendido ao património local, à gastronomia e à hospitalidade dos arouquenses. Arouca passou a ser destino de férias, e o ator, sempre que podia, falava sobre o concelho.
A exposição “Retratos contados de Ruy de Carvalho – 96 anos de vida, 81 anos de carreira” estará patente até 23 de julho, no Museu Municipal. A entrada é gratuita.