A partir da próxima semana, os arouquenses já podem proceder ao registo dos seus terrenos. A 9 de novembro, entra em funcionamento o Balcão do Único do Prédio (BUPi) de Arouca. Instalado no edifício do Palácio da Justiça de Arouca, este novo serviço permitirá identificar e registar os prédios rústicos e mistos, de forma simples e gratuita, garantindo a titularidade e a marcação dos limites de cada propriedade. O atendimento é efetuado por marcação prévia obrigatória por telefone 256 134 175, email: bupi@cm-arouca.pt ou através de pedido online de agendamento.
Para assinalar a entrada em funcionamento do BUPi Arouca, haverá uma cerimónia de inauguração que contará com a presença da Secretária de Estado da Justiça, Anabela Pedroso, e com o Secretário de Estado da Conservação da Natureza, das Florestas e do Ordenamento do Território, João Paulo Catarino.
“Com a entrada em funcionamento do BUPi – Arouca, damos um importante passo para promovermos um maior planeamento territorial, com a criação de um cadastro simplificado atualizado”, sublinha a presidente da Câmara, Margarida Belém, que recorda: “somos um município com propriedades, nomeadamente florestais, muito parceladas e, em alguns casos, já divididas por muitos herdeiros, o que tem dificultado uma gestão territorial mais eficaz”.
O BUPi – Arouca é financiado pelo programa NORTE2020 no âmbito de uma candidatura apresentada pelo Município de Arouca, ao Sistema de informação Cadastral Simplificada – Aviso Nº NORTE-62-2020-23 – Capacitação dos Serviços da Administração Pública para a Implementação dos Sistema de Informação Cadastral Simplificada.
Mais informação sobre o BUPi Arouca aqui.