O livro “Como aprender xadrez” será apresentado a 25 de maio (sábado), pelas 15h00, na Biblioteca Municipal de Arouca. Da autoria de dois entusiastas da modalidade, Fernando Pinho e Jacinto Silva Borges, a obra é um pequeno contributo para a compreensão do xadrez e é dirigida a todas as faixas etárias, em particular a crianças e jovens. A entrada é livre.
De acordo com os especialistas, jogar xadrez é um bom exercício para treinar a mente e aprimorar a inteligência. A prática regular não só estimula as interações como melhora as competências sociais, a capacidade de concentração, o raciocínio lógico, o autocontrolo e a criatividade.
Sobre os autores
Fernando Pinho, natural de Cucujães, está ligado ao xadrez desde os seis anos (como jogador, treinador e dirigente), mas é no campo da comunicação que direciona o seu percurso profissional: como jornalista ao longo de cerca de três décadas e agora como consultor.
Jacinto Silva Borges é um entusiasta da modalidade, com experiência como treinador e formador de xadrez, sobretudo em contexto escolar. Nascido em 1956, em Santo Tirso, foi jornalista, tem formação em Psicologia Geral e Aplicada e dedica-se também à escrita.