Recuamos a 8 de dezembro de 1991 para recordar esta data especial a Biblioteca Municipal de Arouca, que marcou a transição deste equipamento cultural da sua sede desde 1967, na Praça Brandão de Vasconcelos, para o edifício anexo ao Mosteiro de Arouca, no Terreiro da Rainha Santa Mafalda. Hoje, 30 anos volvidos, o executivo arouquense visitou as instalações para, em conjunto com a equipa técnica da biblioteca assinalar a efeméride.
Ao longo de três décadas, muitas têm sido as transformações de que o espaço foi alvo. Inicialmente a ocupar apenas o piso superior daquele imóvel também conhecido como “casa do padre” ou “antigo hospital”, foi em 2001 que ficou concluída a segunda fase de instalação com ocupação da totalidade do edifício.
Com um acervo bibliográfico superior a 30 mil títulos disponíveis para requisição, a biblioteca conta também com um polo em Cabeçais, Fermedo, e a Biblioteca Itinerante – Bibliomóvel – a circular por todas as freguesias do concelho.
Dinâmica e proativa, esta que pretende ser uma casa de todos e para todos tem sido palco de diversos projetos de incentivo à leitura. Bibliomalas, Hora do Conto, Bebeteca, Crescer a Ler, Arouca a Ler Mais, Clube de Leitura são algumas das iniciativas que este espaço cultural tem vindo dinamizar, sem esquecer as Ocupação de Tempos Livres em férias letivas.