A Câmara Municipal de Arouca vai proceder à apresentação pública do Estudo para o Desenvolvimento do Sistema de Recolha de Biorresíduos. A mesma decorrerá em formato online (plataforma Zoom) na próxima sexta-feira, 25 de junho, pelas 17h00. A inscrição prévia é obrigatória até 24 de junho através de formulário – https://forms.gle/kuWdzK1UFZ5i1vEt6. Após a inscrição, o link de acesso à sessão será enviado para o email.
O Estudo para o Desenvolvimento da Recolha de Biorresíduos tem como principal objetivo identificar a melhor estratégia a implementar para a gestão e valorização dos biorresíduos produzidos (resíduos alimentares e de cozinha e resíduos biodegradáveis de jardins e parques), tendo em consideração as características demográficas e geográficas do município de Arouca.
Pretende-se, assim, encontrar as melhores soluções com vista a assegurar que os biorresíduos são separados e reciclados na origem ou recolhidos seletivamente com a máxima eficiência pelos sistemas em baixa e devidamente encaminhados para tratamento e valorização nas infraestruturas dedicadas dos sistemas em alta, diminuindo o envio dos mesmos para aterro e aumentando a recolha seletiva e a reciclagem.
O estudo foi desenvolvido pela 3Drivers e surge na sequência da Diretiva (UE) 2018/851, de 30 de maio de 2018, que estabelece a obrigatoriedade dos estados membros assegurarem, até 31 de dezembro de 2023, que os biorresíduos são separados e reciclados na origem, ou recolhidos seletivamente, a fim de evitar o seu envio para aterro. A elaboração do estudo é financiada pelo Fundo Ambiental do Ministério do Ambiente e da Ação Climática.
Programa
17h00 | Sessão de abertura
Margarida Belém, Presidente da Câmara Municipal de Arouca
17h10 | Apresentação do Estudo de Biorresíduos
João Vaz, 3Drivers
17h30 | Discussão
18h50 | Encerramento
O que são biorresíduos?
São os resíduos biodegradáveis de jardins e parques, os resíduos alimentares e de cozinha das habitações, dos escritórios, dos restaurantes, dos grossistas, das cantinas, das unidades de catering e retalho e os resíduos similares das unidades de transformação de alimentos.
Foto: DR