Os funcionários do Município de Arouca estão a participar em ações de sensibilização ambiental sobre a conservação das margens dos rios e a valorização das espécies ribeirinhas. O objetivo é capacitar os técnicos operacionais do Município, melhorando os seus conhecimentos sobre as espécies endémicas e as espécies exóticas e adaptando as suas práticas, com vista ao melhoramento dos habitats e à promoção da sustentabilidade dos cursos de água.
Esta campanha de sensibilização promovida pela Câmara de Arouca está integrada no projeto de valorização das margens do rio Paiva e do rio Arda, que conta com o apoio da APA – Agência Portuguesa do Ambiente e visa contribuir para a mitigação dos efeitos das alterações climáticas e para a promoção da qualidade ambiental daqueles espaços naturais.
No âmbito deste projeto, o município tem vindo a proceder a um conjunto significativo de ações de limpeza, conservação e valorização das margens dos referidos rios e, ainda, a um reforço das análises e da monitorização da qualidade da água.