A Câmara Municipal de Arouca vai investir 60 mil euros em material de proteção individual para prevenção de contágio por Covid-19 para distribuição pelas IPSS – Instituições Particulares de Solidariedade Social concelhias (lista abaixo). Serão adquiridas máscaras, luvas, aventais, manguitos, cobre-pés, toucas, álcool-gel e desinfetante de superfícies e o material será distribuído de acordo com o número de utentes de cada IPSS. A decisão foi tomada por unanimidade na reunião de Câmara de 21 de julho.
A proposta de aquisição deste material foi apresentada pela vereadora com o pelouro do Desenvolvimento Social, Fernanda Oliveira. “Conscientes das fragilidades financeiras destas instituições, propõe-se a aquisição do material com o intuito de apoiar estas entidades na manutenção das condições de segurança, de forma a garantir, às diversas respostas sociais, um pleno funcionamento com proteção às populações e evitando a propagação do surto epidémico”, pode ler-se na proposta.
Desde o início da pandemia que a Câmara Municipal de Arouca apoia as IPSS’s concelhias, disponibilizando materiais de proteção individual, num investimento de cerca de 13.800 €.
Instituições abrangidas
- AICIA – Associação para a Integração de Crianças Inadaptadas de Arouca;
- Casa do Povo de Santa Cruz de Alvarenga;
- Patronato – Centro Paroquial e Social Santa Mafalda;
- Centro Social e Paroquial de S. Salvador do Burgo de Arouca;
- Centro Social de Santa Cristina de Mansores;
- Centro Social de Escariz, Fermedo e Mato;
- Santa Casa da Misericórdia de Arouca;
- Centro Social de Canelas e Espiunca;
- Centro Social de Chave;
- Associação A4 – Acolher, Aceitar, Agir, Adaptar.