Nos meses de setembro, outubro e novembro, a Serra da Freita será palco do Circuito Terras do Mundo, que conta com três provas de trail. Desenhado num território com 60km2, por trilhos e caminhos serranos, a prova cumpre o objetivo de atingir três patamares de exigência: médio; médio/alto e muito exigente.
A primeira prova – “Dolorosa de Moldes” – tem lugar a 24 de setembro e conta com distância de 16 quilómetros. A 29 de outubro será a vez da “Aventurança do Cando”, com 18 quilómetros de extensão. O circuito fica completo com a “Maratona Zemou”, a 12 de novembro, na mais longa das provas, com 22 quilómetros.
Todas as provas são pontuáveis e para pontuar para o circuito o atleta terá no mínimo que participar em duas provas. Serão considerados finalistas, os participantes que completarem a totalidade das provas.
O Circuito Terras do Mundo – Serra da Freita é uma organização da Confraria Trotamontes em parceria com o Município de Arouca e com o apoio da União de Freguesias de Cabreiros e Albergaria da Serra e Junta de Freguesia de Moldes. As inscrições são limitadas a 250 participantes por prova e estão a decorrer online.