O Município de Arouca consignou esta segunda-feira, dia 21 de fevereiro, a construção de um troço da Ecovia do Arda, que irá permitir a expansão do atual percurso, no lugar de Pedra Má, em Várzea. A intervenção foi adjudicada à empresa MWT – Metalworking Technologies, Lda., vencedora do concurso público lançado pela autarquia, pelo valor de 148.038,72€, acrescido de IVA, e terá prazo de conclusão de 3 meses.
Poucos dias após a inauguração do primeiro troço da Ecovia do Arda, cuja cerimónia teve lugar no passado dia 12 de fevereiro, a Câmara Municipal de Arouca mantém a aposta com vista à conclusão deste projeto de promoção à mobilidade verde no território, com a consignação da obra que irá permitir executar umas das duas ligações ainda em falta para a unificação do traçado original de 11 quilómetros, até ao lugar da Ribeira, em Tropeço.
A intervenção será feita junto ao Moinho de Pedra Má, em Várzea, e contempla a construção de uma travessia inferior à ponte de alvenaria ali existente. Perante uma encosta bastante íngreme, a solução encontrada para superar este desafio técnico recai num passadiço em estrutura metálica, com cerca de 70 metros de extensão.
“Com a consignação desta empreitada estamos a dar continuidade ao compromisso já assumido de concluir, no prazo máximo de um ano, esta obra fundamental para a ligação pedonal e ciclável entre as freguesias de Tropeço, Várzea, Urrô, Santa Eulália, Rossas, Burgo e Arouca”, afirmou Margarida Belém, presidente da Câmara Municipal.
Esta empreitada tem comparticipação de 85% pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), através do Programa Operacional Regional do Norte (NORTE 2020).