O Município de Arouca informa que, nas últimas 24 horas, se verificou um aumento do número de casos confirmados de COVID-19 no concelho (n.º de casos ativos: 118; n.º de casos confirmados desde o início da pandemia: 180). Este aumento decorre do reforço do número de testes de despistagem efetuado na sequência da evolução da situação epidemiológica verificada nestes últimos dias.
Este agravamento de situação, de acordo com a informação conhecida até ao momento, estará circunscrita a 3 cadeias de transmissão. A que merece maior preocupação tem origem numa IPSS local (Casa do Povo de Santa Cruz de Alvarenga) com 64 casos ativos (24 funcionários e 40 utentes).
Realçamos, ainda, a existência de casos confirmados relacionados com a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Arouca, tendo o Município tomado todas as medidas de contenção, em articulação com a Autoridade de Saúde Local que determinou as medidas de saúde pública preconizada, de acordo com as orientações da Direção-Geral da Saúde, salvaguardando-se, simultaneamente, a capacidade operacional de socorro à população.
O Município está a acompanhar a situação e dar todo o apoio necessário, em estreita articulação com os serviços de saúde e com os demais agentes da proteção civil, locais e nacionais.
Reforça-se assim necessidade de todos os arouquenses serem agentes de saúde pública, seguindo todas as recomendações das autoridades competentes, restringindo ao máximo o número de contactos sociais, utilizar sempre máscara e higienizar frequentemente as mãos.