O cemitério municipal reabre amanhã (sexta-feira, 8 de maio), mas com novas regras. Este estava encerrado desde 21 de março por força da pandemia Covid-19. Os cemitérios da responsabilidade das Juntas de Freguesia estarão igualmente abertos a partir de amanhã.
Para acesso e frequência dos cemitérios, será obrigatório o uso de máscara, o cumprimento das medidas de distanciamento social, garantindo o afastamento físico mínimo de 2 metros, e das medidas de higienização das mãos e etiqueta respiratória.
Não é permitida a presença em simultâneo de mais do que uma pessoa junto a cada sepultura nem a partilha de equipamentos e utensílios, tais como baldes ou vassouras.
A realização de funerais está condicionada à presença dos familiares, podendo estar presentes outras pessoas até ao limite de 10.
No âmbito da reabertura do cemitério municipal, a Câmara Municipal irá, entre outras medidas, eliminar equipamentos e utensílios de uso coletivo, como é o caso dos baldes que disponibilizava, higienizar torneiras e puxadores de portas, desinfetar contentores e as zonas de entrada do cemitério.
A Presidente da Câmara Municipal de Arouca, Margarida Belém, apela ao cumprimento das regras. “O levantamento das medidas de confinamento, de forma gradual, e da qual a reabertura dos cemitérios faz parte, deve ser recebida pelos munícipes com responsabilidade, de modo a acautelar tudo aquilo que, com o sacrifício de todos, foi alcançado até aqui”, refere a autarca.