O Município de Arouca vai apresentar o documentário “Danças e Contradanças de Alvarenga” a 26 de outubro (quinta-feira), pelas 21h30, no auditório da Casa do Povo de Alvarenga. A entrada é livre.
Com duração de cerca de 15 minutos, o filme aborda a história da Contradança, a sua origem e a sua chegada a Portugal, e retrata a importância que esta dança, cujos pares obedecem à voz do marcador ou marcante, assume na vida em comunidade na freguesia de Alvarenga.
Este é um dos quatro documentários contratualizados pelo Município ao Cine Clube de Arouca. Os outros três documentários são “A Agricultura e o Regadio em Mansores” (já apresentado publicamente), “Albergaria da Serra” e “Os barqueiros do Paiva”, não havendo ainda data definida para a apresentação dos dois últimos.
Os quatro documentários produzidos representaram um investimento de 19.990 €, cofinanciado pelo Portugal 2020/Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional da União Europeia.
Ficha técnica
Título: “Danças e Contradanças de Alvarenga”
Produção executiva: Município de Arouca
Realização: João Rita
Ideia e argumento: Maria Castillo Adrover
Narração: Mário Augusto
Coordenação geral: Município de Arouca
Produção: Cine Clube de Arouca
Participantes: Prof. Luís Monteiro, Rui Ferreira/Rui Barreto, Helena Rodrigues, Fernando Soares, Eduardo Lento, Arlindo de Pinho, Edgar Soares, Sandro Soares
Imagens e drone: Hélder Antunes, Aldina Antunes, Martina e Canela
Edição e Sonoplastia: LMF estúdios España
Tratamento visual: LMS estúdios España
Pesquisa histórica e documental: Prof. António Dias Madureira, Prof. Luís Monteiro, Núcleo de Etnografia e Folclore da Universidade do Porto
Cenografia e adereços: José Almeida de Sousa
Genérico/Créditos: Zeus, Miguel Quaresma