A 12 de maio foi oficializada a constituição da Rede Qualifica Arouca e Vale de Cambra, através da assinatura da Carta de Compromisso por todos os elementos constituintes da Rede. A cerimónia decorreu no Centro Cultural de Macieira de Cambra, em Vale de Cambra, e foi presidida pela ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho, contando ainda com a presença do secretário de Estado da Educação, António Leite, da presidente do Conselho Diretivo da ANQEP – Agência Nacional para a Qualificação e o Ensino Profissional, Filipa Henriques de Jesus, e dos presidentes das Câmaras Municipais de Arouca e Vale de Cambra, Margarida Belém e José Pinheiro.
A constituição desta Rede de Qualificação, promovida pelo Centro Qualifica da ADRIMAG – Associação de Desenvolvimento Rural Integrado das Serras de Montemuro, Arada e Gralheira, em parceria com os municípios de Arouca e Vale de Cambra, visa o planeamento estratégico conjunto de reforço da qualificação escolar e profissional, e que possibilitou a implementação dos primeiros balcões de proximidade a nível nacional, nos dois municípios. Estes balcões assumirão a forma de pequenas estruturas de informação sobre a atividade do Centro Qualifica e da Rede Qualifica, a oferta formativa disponível e permitirá a recolha de pré-inscrições, sendo encaminhadas, a posteriori, para o Centro Qualifica para o devido tratamento.
Com a criação desta rede local, pretende-se igualmente reforçar o papel do Centro Qualifica neste território como porta de entrada em percursos de qualificação de adultos em articulação com outros parceiros; ajustar a oferta e a procura de qualificações, reforçando a ligação entre o sistema de ensino, sistema formativo e o mundo empresarial; e contribuir para a empregabilidade e inclusão social dos cidadãos.
Os parceiros que integram o núcleo consultivo desta rede, coordenada pelo Centro Qualifica da ADRIMAG e em parceria com as Câmaras Municipais de Arouca e Vale de Cambra, atuam na área da educação e formação de adultos, nomeadamente: Agrupamento de Escolas de Arouca, Agrupamento de Escolas de Escariz, Agrupamento de Escolas de Búzio, Área Metropolitana do Porto, IEFP – Instituto de Emprego e Formação Profissional de Rio Meão, FORESP – Escola Tecnológica de Vale de Cambra, Centro de Formação Profissional da ARSOPI – Indústrias Metalúrgicas Arlindo S. Pinho, Lda., Associação Florestal Entre Douro e Vouga, Cooperativa Academia de Música de Vale de Cambra, Centro de Formação Profissional da Associação Valecambrense de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente (AVPACD) e AECA – Associação Empresarial Cambra e Arouca.
Foram ainda entregues os diplomas e certificados de qualificações a cerca de 90 adultos/as certificados/as pelo Centro Qualifica da ADRIMAG e que viram, assim, os seus percursos de qualificação concluídos.
Sobre o Centro Qualifica da ADRIMAG
Promovido pela ADRIMAG desde 2017, tem como missão o encaminhamento para ofertas de ensino e formação profissionais e o desenvolvimento de processos de reconhecimento, validação e certificação de competências ao nível escolar ou profissional/dupla certificação. A atividade dos Centros Qualifica abrange adultos com idade igual ou superior a 18 anos que procurem uma qualificação e, excecionalmente, jovens NEET entre os 15 e 17 anos. A sua área geográfica de intervenção corresponde à NUT III – Área Metropolitana do Porto – Douro Sul.
Entre 2017 e maio de 2023, este centro realizou 2408 inscrições de adultos, 2267 encaminhamentos para diferentes ofertas formativas e 350 certificações totais e parciais por via do Processo RVCC Escolar e Profissional.