O Município de Arouca está a requalificar a Casa Paroquial de Cabreiros com vista à criação do Centro Cívico e Comunitário de Cabreiros, que se pretende que funcione como espaço de apoio e usufruto da comunidade para a promoção de iniciativas no âmbito do envelhecimento ativo e saudável e de facilitação ao acesso a atividades de cariz social, educativo e cultural, contrariando, assim, o vazio ocupacional do dia a dia e atenuando o sentimento de isolamento, solidão e exclusão.
A empreitada contempla a requalificação total do edifício, mantendo-se apenas as paredes exteriores e a estética básica da casa. Enquanto o piso -1 funcionará como um espaço de apoio a eventos que se possam realizar no exterior, o piso 0 será o salão principal de convívio, que contará com a cozinha existente remodelada e uma instalação sanitária. Já no piso superior haverá dois gabinetes e outra instalação sanitária. No exterior será criado um espaço de terraço.
A obra iniciou com a demolição dos interiores, nomeadamente dos soalhos, coberturas e paredes divisórias, seguindo-se a construção de lajes aligeiradas de betão para pisos, tetos, cobertura e revestimentos das paredes.
Com um prazo de execução de 12 meses, a requalificação da Casa Paroquial de Cabreiros foi adjudicada por 219.805,50€ (+IVA) à empresa arouquense Mário Ferreira Pinto & Filhos Lda.
A empreitada do Centro Cívico e Comunitário de Cabreiros integra a operação “Minha terra…meu lar” no âmbito da oportunidade de financiamento “Planos de Ação das Operações Integradas em Comunidades Desfavorecidas da Área Metropolitana do Porto”, através do Plano de Recuperação e Resiliência (www.recuperarportugal.gov.pt).