Em novembro do ano passado, o Município de Arouca criou uma equipa para apoiar as entidades de saúde locais nos rastreamentos de contactos no âmbito da COVID-19. Esta equipa foi agora reforçada com 10 militares do Quartel da Serra do Pilar, no âmbito do Projeto Rastreio Colaborativo COVID-19, o qual foi criado para interromper de forma mais célere as cadeias de transmissão do novo coronavírus.
Os militares e elementos da equipa do município estiveram recentemente numa formação, na sede da Administração Regional de Saúde do Norte – ARS Norte, capacitando-se para integrarem o referido Projeto Rastreio Colaborativo COVID-19.
Desde 16 de janeiro, que os militares estão assim a reforçar a resposta à pandemia no concelho de Arouca, agilizando o contacto telefónico com os casos positivos à COVID-19, imediatamente após o seu diagnóstico, de forma a instituir as medidas necessárias no mais curto período de tempo. Este apoio está a ser prestado sob a coordenação de profissionais de saúde da ARS Norte, em colaboração com a Autoridade de Saúde Pública Local e o Serviço Municipal de Proteção Civil.