Na semana em que se assinala o Dia Europeu para a Proteção das Crianças contra a exploração e o abuso sexual (18 de novembro), a Câmara Municipal de Arouca e a Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Arouca associam-se à APAV – Associação de Apoio à Vítima numa campanha de sensibilização que tem como objetivo prevenir comportamentos de risco online e promover a denúncia de conteúdos ilegais através da Linha Internet Segura.
“Não é preciso ver para crer” é o nome da ação criada para combater o cibercrime e que chama a atenção para alguns dos principais crimes que ocorrem atualmente na Internet. De acordo com a APAV, o “cyberbullying”, a pornografia infantil, a burla e a divulgação não consensual de imagens e vídeos são os crimes mais usuais.
As mensagens de sensibilização estão expostas em estruturas mupi do município, bem como no painel de leds localizado junto ao Parque Municipal, e aí permanecerão até final do mês de novembro. Esta é a primeira fase de divulgação de uma campanha mais abrangente que está já a ser preparada e que decorrerá durante o próximo ano, abordando, entre outros aspetos, o aliciamento sexual de jovens na internet.
Não é preciso ver para crer. O cibercrime existe. Denuncia. Linha Internet Segura: 800 219 090.