Devido à pandemia COVID-19, este ano, a fase municipal do Concurso Nacional de Leitura (CNL) irá realizar-se em moldes alternativos às provas presenciais, privilegiando o formato digital e as novas tecnologias de informação e de comunicação. A prova de leitura será realizada através da gravação de vídeo multimédia pelos concorrentes e respetivo envio, de forma a evitar contacto social e a cumprir com as orientações da Direção-Geral da Saúde.
O vídeo deverá ter uma duração máxima de 5 minutos. O mesmo deverá conter a resposta a uma questão de argumentação sobre a obra lida, na qual cada concorrente apresentará resumidamente a obra que leu e apresentará argumentos a recomendar a sua leitura (até 3 minutos), bem como a leitura de um pequeno excerto da obra selecionada (até 2 minutos). Os vídeos deverão ser enviados até 12 de fevereiro via wetransfer para o email margarida.rocha@cm-arouca.pt
O júri, constituído por Maria Luísa de Castro Soares, da UTAD – Universidade de Trás-os-Montes e Alto Souro, Isabel Pardal, coordenadora interconcelhia da Rede de Bibliotecas Escolares, e Margarida Rocha, da Biblioteca Municipal de Arouca, reunirá online a 19 de fevereiro para avaliar as provas/vídeos e apurar os vencedores por nível de ensino.
A avaliação será feita de acordo com os seguintes critérios: expressão corporal – postura, dicção, intensidade da voz, pontuação, ritmo, estrutura do discurso, estilo de comunicação, criatividade, coerência, coesão discursivas e riqueza dos argumentos utilizados.
Os vencedores em cada nível de ensino serão os representantes do concelho de Arouca na fase intermunicipal do Concurso Nacional de Leitura.
Participantes e obras a concurso
Na fase municipal, prestarão provas 16 alunos do 1.º, 2.º e 3.º ciclo do ensino básico e alunos do ensino secundário do Agrupamento de Escolas de Arouca e do Agrupamento de Escolas de Escariz, que foram apurados na fase escolas.
As provas de leitura incidirão sobre as seguintes obras: “As fadas verdes”, de Matilde Rosa Araújo (1.º ciclo), “Três histórias de amor”, de Álvaro Magalhães (2.º ciclo), “A casa de férias: histórias do senhor Valéry”, de Gonçalo M. Tavares (3.º ciclo) e “Pequenas memórias”, de José Saramago (ensino secundário).
Conheça abaixo os alunos apurados na fase escolas e que prestarão provas na fase municipal.
1.º ciclo
- Clara Fonseca, 4.º, Polo Escolar do Burgo
- Helena Sousa, 4.º, Polo Escolar de Arouca
- Ana Ribeiro, 4.º, Polo Escolar de Escariz
- Marco Paiva, 4.º, Polo Escolar de Escariz
2.º ciclo
- Beatriz Sousa, 6.º, Escola Básica de Arouca
- Maria Brandão, 6.º, Escola Básica de Arouca
- Inês Oliveira, 5.º, Escola Básica e Secundária de Escariz
- Gabriela Barbosa, 5.º, Escola Básica e Secundária de Escariz
3.º ciclo
- Martim Rodrigues, 7.º, Escola Secundária de Arouca
- Rodrigo Pinto, 8.º, Escola Secundária de Arouca
- Inês Paiva, 7.º, Escola Básica e Secundária de Escariz
- Gonçalo Brito 8.º, Escola Básica e Secundária de Escariz
Secundário
- Inês Monteiro, 11.º, Escola Secundária de Arouca
- Maria Carvalho, 11.º, Escola Secundária de Arouca
- Mónica Silva, 11.º, Escola Básica e Secundária de Escariz
- Adriana Paiva, 10.º, Escola Básica e Secundária de Escariz.
Sobre o Concurso Nacional de Leitura
O Concurso Nacional de Leitura é uma iniciativa lançada pelo Plano Nacional de Leitura, pela Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas e pela Rede de Bibliotecas Escolares, em articulação com as autarquias e os agrupamentos de escolas. O objetivo central é estimular o gosto e os hábitos de leitura e melhorar a compreensão leitora.
Cabe ao Plano Nacional de Leitura 2027 (PNL2027) a iniciativa e o desenvolvimento do CNL, ao longo das diferentes fases:
- Fase Escolar/Municipal: engloba as provas nas escolas/agrupamentos e nos municípios.
- Fase Intermunicipal: congrega os vencedores selecionados em cada um dos municípios para a realização de provas nas Comunidades Intermunicipais ou Áreas Metropolitanas.
- Fase Nacional: conta com a participação de todos os parceiros e é constituída por uma prova que apurará cinco finalistas em cada nível de ensino, os quais serão, na cerimónia final, ordenados em função da avaliação de um júri nacional, a constituir para o efeito.