É já no dia 12 de maio, sexta-feira, pelas 21h15, que será apresentado o filme Amadeo, na Loja Interativa de Turismo. A longa-metragem, que tem como subtítulo “O homem que pintou o futuro”, retrata a ascensão do pintor natural de Amarante e o processo de criação das suas maiores obras. Realizado por Vicente Alves do Ó, o realizador e argumentista marcará presença na sessão de cinema agendada para Arouca, promovida pelo Município de Arouca, com a colaboração do Cine Clube de Arouca.
Gravado antes da pandemia, no elenco deste filme biográfico, destacam-se Rafael Morais, no papel do artista plástico, Eunice Muñoz (falecida em abril de 2022), como avó de Amadeo, e de Rogério Samora (falecido em dezembro 2021), no papel de José Emygdio de Souza-Cardoso, pai do pintor.
Amadeo de Souza-Cardoso, um dos pintores mais representativos do modernismo português, no século XX, nasceu em Amarante, a 14 de novembro de 1887, tendo convivido com Fernando Pessoa e Pablo Picasso, entre outros artistas da primeira metade do século passado. No ano de 1918 uma doença de pele impede Amadeo de pintar. A 25 de outubro morre bruscamente em Espinho, vítima da epidemia “pneumónica” que assolou a Europa no final da Guerra.
A entrada na sessão de cinema é gratuita, estando sujeita ao levantamento prévio de bilhete na LIT, a partir de 14h de amanhã, 5 de maio (sexta-feira).
A anteceder a sessão na LIT, haverá à tarde, pelas 15h, na Escola Secundária de Arouca (ESA) uma tertúlia com o realizador Vicente Alves do Ó e os alunos do curso de multimédia da ESA.