Descrição
De há muito que Chave é habitada, embora não abundem as marcas do passado mais remoto. A certeza de que os celtas aqui estiveram é confirmada por alguns vestígios de monumentos fúnebres – mamoas – na parte noroeste da freguesia. Dos romanos também há vestígios: uma estrada de que sobrevivem alguns troços e alguns topónimos.
Há documentos que provam a existência de Chave antes do nascimento de Portugal, como é o exemplo de um documento de 1094 que relata a doação ao Mosteiro de Arouca, das terras entre o rio Paiva e a Vila Flaviae (antiga denominação de Chave).
No séc. XIX, no lugar da Farrapa, o major Luís Paulino de Oliveira defendeu Arouca e o seu Mosteiro do ataque das tropas francesas. A guerrilha liberal comandada por Frei Simão de Vasconcelos, foi batida no lugar de Soutelo, pela força miguelista, chefiada por um alferes que estacionara na Farrapa.
Atualmente, a freguesia é atualmente como Chave. Tal nome tem provavelmente origem num n. comum desaparecido “chava” > “chave” < lat. Flava relativo à cor da sua vegetação sazonal impressiva (antes de se tornar lugar cultivado).
Localização
Junta de Freguesia
Orgãos Autárquicos
Junta de Freguesia
Presidente: José Luís Quintas Fevereiro
Secretário: Fernando Santos Ribeiro
Tesoureiro: Alzira Brandão Santos
Assembleia de Freguesia
Presidente: Mónica Isabel Lopes Azevedo
1º Secretário: Duarte Nuno Tomé Ferreira Rodrigues
2º Secretário: António Carlos Correia Soares
Horário de Atendimento
Domingo: 9h – 12h;
Morada
Rua da Junta de Freguesia nº181
4540-261
Chave – Arouca
Contactos
Tel. 256 464 411
Endereço de Email
Website
Freguesia
Área da Freguesia
10,9 km2
Distância à Sede de Concelho
14 km
População
1253 habitantes