Descrição
Atualmente freguesia, Fermedo constituiu concelho até 24 de outubro de 1855, ano em que passou a integrar o município de Arouca. A sede era em Cabeçais, junto à Capela da Senhora da Saúde, onde se encontra também o pelourinho, cuja construção data de 1275. O edifício Domus Municipalis serviu de tribunal e após a extinção do Concelho aí funcionou, durante muitos anos, o Julgado de Fermedo. Nos fundos, ficava a cadeia. Atualmente serve como Casa da Cultura.
Fermedo foi concelho com justiças próprias, desconhecendo-se, no entanto, a data da sua formação. Há quem afirme que o concelho foi instituído ainda antes da Nacionalidade e que teria sido o Conde D. Henrique quem lhe concedera tal privilégio. Porém não existem documentos que o confirmem. Em 1275, D. Afonso III concedeu foral a Fermedo. No entanto, a sentença deste data de 22 de novembro de 1490.
O topónimo Fermedo parece derivar de “Pharamundo” ou “Faramondo”, antropónimo godo do início do século V. A derivação da palavra para “Fermudo” e depois para “Fermedo” terá ocorrido nos primeiros séculos da Nacionalidade.
Localização
Junta de Freguesia
Orgãos Autárquicos
Junta de Freguesia
Presidente: Alberto da Silva Oliveira
Secretário: Sandra Marisa de Pinho Azevedo
Tesoureiro: Hélder Alves Ferreira
Assembleia de Freguesia
Presidente: Moisés Gonçalves Oliveira
1º Secretário: Luís Santos
2º Secretário: Vítor Manuel da Silva Vaz Ferreira
Horário de Atendimento
Quarta-feira 17h00 – 18h30
Sexta-feira: 17h00 – 18h30
Morada
Rua da Igreja, nº 533
4540-363
Fermedo – Arouca
Contactos
Tel. 256 921 552
Endereço de Email
Website
Freguesia
Área da Freguesia
11,1 km2
Distância à Sede de Concelho
22 km
População
1340 habitantes