Descrição
Mansores, enquanto comunidade humana estabelecida em permanência numa parcela de território com limites estáveis, com nome e identidade próprios e ininterruptos, existe há cerca de mil anos. Estabeleceu-se durante a ocupação do território pelos povos árabes e berberes, ditos mouros ou muçulmanos, ainda antes da afirmação do reino de Portugal.
O documento mais antigo que se conhece e que menciona a palavra “Mansores” como topónimo da atual freguesia data de meados do século XI, sendo que até essa altura a região a que Mansores pertence esteve sob ocupação muçulmana.
Mansores (noutros tempos grafado como “Manzores” e “Mançores”) é um topónimo com origem no árabe mançor + es, e significa “os filhos (ou descendentes) de um Mançor”.
Em termos administrativos e civis, a comunidade de Mansores foi desde as origens e até 1799 uma povoação da Terra de Santa Maria, depois chamada Terra ou Vila da Feira. Em 1799 passou a integrar a Vila de Oliveira de Azeméis. Em abril de 1837 foi integrada no concelho de Fermedo, concelho esse posteriormente extinto em outubro de 1855, altura em que Mansores transitou para o concelho de Arouca.
Localização
Junta de Freguesia
Orgãos Autárquicos
Junta de Freguesia
Presidente: Jorge Daniel Correia Oliveira
Secretário: Sérgio Eduardo Oliveira Moreira
Tesoureiro: Sandra Cristina Teixeira Vaz
Assembleia de Freguesia
Presidente: Catarina Vanessa Moreira da Silva Magalhães
1º Secretário: Patrícia Regina Pereira Moreira
2º Secretário: João Miguel Pereira da Rocha
Horário de Atendimento
Sexta-feira: 20h – 21h
Morada
Rua Irmãos Moreira, 116
4540-415
Mansores – Arouca
Contactos
Tel. 256 921 722
Endereço de Email
Website
Freguesia
Área da Freguesia
14,1 km2
Distância à Sede de Concelho
14 km
População
1081 habitantes