Descrição
O topónimo Moldes terá tido origem em Riu de Molinus (rio de moinhos) nome primitivo dado ao rio que atravessa o vale de Moldes e que assumiu larga importância neste vale ao longo dos séculos.
A autonomia da freguesia de Moldes é conseguida em 1846 com a restauração da paróquia de Santo Estêvão de Moldes terminando, assim, um longo processo para desvinculação da paróquia de São Bartolomeu de Arouca. Esta autonomia foi, no fundo, a restauração da paróquia de Santa Maria de Moldes que existira no séc. X. A contenda entre um fidalgo de Moldes e o bispo de Lamego levou à cedência de propriedades em Moldes com o intuito de se criar um mosteiro em Arouca. Esta cedência de propriedades é tida como o início da perda de autonomia da paróquia de Moldes.
No entanto, a partir de meados do séc. XVIII, os habitantes de Moldes acentuam as reivindicações pela sua autonomia alegando a larga distância em relação a Arouca e, também, que um só pároco, em Arouca, não seria suficiente para acudir com os sacramentos aos enfermos de Moldes. A partir de 1820 acresce a resistência ao pagamento de foros ao mosteiro e, em 1833, sobressai um grupo de Moldenses na vanguarda do movimento liberal, liderado pelo Capitão de Ordenanças Manuel Alves do Vale Quaresma, de Fundo de Vila (Moldes). Em 1834, a nomeação de comissários políticos distintos para o vale de Moldes e Cabreiros (Manuel Alves do Vale Quaresma) e para Arouca, é tido como o primeiro passo para a restauração da autonomia de Moldes.
Da história da freguesia de Moldes faz parte uma forte ligação ao vale de Arouca, mas tem episódios da história mais recente como a exploração mineira no séc. XX. O território da freguesia apresenta uma identidade de características rurais com projetos que atestam a sua riqueza e singularidade.
O PR3 – “Caminhos do Sol Nascente” e o PR8 – “Rota do Ouro Negro” permitem testemunhar a riqueza do património natural e rural do vale de Moldes e na restauração comprova-se que os saberes tradicionais aliados à produção autóctone de produtos são ingredientes para projetos de sucesso e sustentabilidade em contexto rural. Por outro lado, o associativismo cultural na freguesia tem permitido a salvaguarda de tesouros culturais e identitários como a polifonia.
Localização
Junta de Freguesia
Orgãos Autárquicos
Junta de Freguesia
Presidente: José Gomes Valente Costa
Secretário: Ana Cristina dos Santos Martins
Tesoureiro: Artur Henrique Jesus da Rocha
Assembleia de Freguesia
Presidente: Salomé Gomes Assunção
1º Secretário: José Alberto Ribeiro Gomes
2º Secretário: Pedro Costa Santos
Horário de Atendimento
Quarta-feira: 19h – 20h30;
Domingo: 10h – 12h;
Morada
Lugar de Santo Estevão,
Moldes
4540 – 456 Arouca
Contactos
966 479 539 | 256 949 987
Endereço de Email
Website
Freguesia
Área da Freguesia
28 km2
Distância à Sede de Concelho
3 km
População
1257 habitantes