Ligação do Parque de Negócios de Escariz à A32 foi inaugurada esta terça-feira, 23 de novembro, na presença do Ministro das Infraestruturas e da Habitação, Pedro Nuno Santos. Via estruturante irá permitir encurtar distâncias com um acesso mais rápido e seguro à autoestrada de conexão à Área Metropolitana do Porto.
Numa extensão de 7,1 quilómetros, o novo eixo viário de ligação da freguesia de Escariz ao nó de Pigeiros da A32 integra o Programa de Valorização das Áreas Empresariais que procura melhorar as acessibilidades entre áreas empresariais já consolidadas e a rede viária existente. “Este é um dia histórico para nós governantes e para a Infraestruturas de Portugal, porque é o maior investimento financiado, exclusivamente, pelo Orçamento do Estado, nos últimos 20 anos”, realçou o Ministro das Infraestruturas, que recorda a “luta desta terra e deste povo durante anos e anos” para a concretização desta obra e que Arouca “foi demonstrando que, apesar de não lhe ter sido feita justiça pelo país, não ficaram à espera para se desenvolver”.
A nova estrada irá permitir reforçar a competitividade das empresas locais, potenciar a criação de emprego e aumentar as exportações, e vem, de igual modo, reduzir tempos de viagem e custos associados às deslocações de pessoas e bens. A sua inauguração representa a concretização um novo passo rumo à ligação integral e contínua de Arouca ao litoral. “Hoje damos mais um passo; um importante passo, sim, mas não o último” frisou a presidente da Câmara Municipal de Arouca, Margarida Belém, durante a cerimónia de inauguração, não abrindo mão da ambição da concretização, a breve trecho, da ligação dos dois troços da Via Estruturante já construídos.
Dirigindo-se a Pedro Nuno Santos, a edil apontou que “não é legítimo que aguardemos mais 16 anos, o número de anos que medeia entre o primeiro troço da Via Estruturante, entre a sede do concelho e a freguesia de Tropeço e este segundo troço que hoje inauguramos, para vermos construída a via remanescente, entre Tropeço e a rotunda de Escariz”.
Este investimento nas infraestruturas rodoviárias vem beneficiar, direta ou indiretamente os municípios de Arouca, Oliveira de Azeméis, Santa Maria da Feira e São João da Madeira e representa um investimento de 30,4 milhões de euros, via Orçamento do Estado. Com morfologia de uma por uma via e integração de via de lentos, o novo eixo viário contemplou a construção da nova rotunda de Escariz e de uma ponte sobre o rio Ul, além de quatro viadutos ao longo do traçado e da intervenção na rotunda de Pigeiros para melhor articular à A32. O projeto é da autoria da COBA – Consultores de Engenharia e Ambiente S.A. e a construção esteve a cargo do consórcio Ferrovial / Alberto Couto Alves – Vias A.C.E.