O Município de Arouca recebeu, a 23 de novembro, uma delegação do projeto InovaJuntos, que reúne municípios e entidades da sociedade civil brasileiras e portuguesas com vista à implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e da Nova Agenda Urbana.
Durante a visita técnica ao território, os participantes tiveram oportunidade de conhecer de perto as dinâmicas de gestão e funcionamento dos baldios da Ameixieira, Cales e Currais, em concreto as práticas ambientais voluntárias na recuperação dos ecossistemas destruídos pelo fogo, participando ainda numa ação de plantio de espécies autóctones junto aos Viveiros da Granja. Em Arouca, a delegação ficou ainda a conhecer atrativos turísticos e de natureza – Casa das Pedras Parideiras, Passadiços do Paiva e 516 Arouca – ponte suspensa – assim como o envolvimento das autoridades locais na preservação dos ecossistemas e florestas.
“É gratificante ver, uma vez mais, Arouca incluída em projetos de relevada importância, como este que procura promover o intercâmbio de experiências entre municípios portugueses e brasileiros, estreitando laços e encurtando distâncias, com vista à criação de sinergias e à promoção de parcerias rumo ao desenvolvimento sustentável”, enalteceu a presidente da Câmara Municipal de Arouca, Margarida Belém, que recebeu a comitiva no Salão Nobre dos Paços do Concelho, acompanhada da vice-presidente, Cláudia Oliveira, e do vereador com o pelouro do ambiente, António Carlos Duarte.
Na área cultura, a estadia em Arouca encerrou com uma visita guiada ao Mosteiro de Santa Maria de Arouca, abrilhantada por um breve concerto de órgão ibérico e uma degustação de doces conventuais arouquenses.
O projeto reúne experiências do Brasil e de Portugal, procurando fortalecer o desenvolvimento urbano assente em parcerias entre cidades, bem como promover a colaboração a partir da partilha de conhecimento e de soluções locais face aos desafios que afetam a qualidade de vida das populações contemporâneas.
A Missão de Cooperação Técnica a Portugal reuniu cerca de 75 pessoas, 40 das quais provenientes do Brasil, tendo os trabalhos sido divididos quatro áreas: desenvolvimento económico e inovação; desenvolvimento territorial e consórcios; cidades verdes e mudanças climáticas; e espaços inclusivos e inovação cultural e social. Em solo nacional, o projeto envolve a Associação de Municípios do Algarve, o Baldio da Ameixieira (Arouca), os Baldios Estrela Sul (Covilhã) e os municípios de Cascais, Coimbra, Guimarães, Lagos, Lisboa, Maia, Oeiras, Olhão e Valongo.
O InovaJuntos – Cooperação Urbana Triangular para Inovação e Sustentabilidade é financiado pela União Europeia e conta com coordenação da Associação de Municípios do Brasil e do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra.