A Quinta Social Inclusiva e Comunitária é um projeto que pretende acolher e capacitar 30 pessoas, entre os 18 e os 65 anos, com episódios de saúde mental e/ou em situação de vulnerabilidade social, com dificuldades de inserção pessoal, social e profissional. Os interessados em participar já se podem candidatar, podendo fazê-lo pessoalmente no Gabinete Via Verde Social (Av. 25 de Abril), pelo telefone 256 940 252 ou através dos emails geral@cm-arouca.pt e quintasocial.arouca@gmail.com.
Na Quinta Social Inclusiva e Comunitária serão trabalhadas áreas de intervenção como saúde, bem-estar físico e emocional, terapia ocupacional, agricultura, pecuária, floresta, artes e ofícios. O foco estará na capacitação para uma melhoria da qualidade de vida dos beneficiários e das suas famílias, através do desenvolvimento de competências pessoais, sociais e profissionais e, assim, com base em metodologias de integração, proteger, incluir e atenuar a estigmatização da pessoa com episódios de saúde mental, combatendo, ao mesmo tempo, a exclusão social.
A Quinta Social Inclusiva e Comunitária vai funcionar na Quinta Dr. Tavares de Almeida, conhecida como Quinta do Reguengo, localizada na freguesia de Chave, cuja casa principal está, neste momento, a ser requalificada.
O projeto da Quinta Social Inclusiva e Comunitária é financiado no âmbito dos Planos de Ação das Operações Integradas em Comunidades Desfavorecidas da Área Metropolitana do Porto, através do Plano de Recuperação (www.recuperarportugal.gov.pt).